Laserterapia

O laser vem, cada vez mais, sendo utilizado na saúde. Fazemos uso de equipamento laser de baixa potência que promove cicatrização, ação anti-inflamatória e analgésica no local da irradiação.

A Laserterapia tem cada vez mais sido utilizada em distintas áreas da saúde, acabando também por incluir a Odontologia.

Essa é uma técnica inovadora, que requer experiência para sua utilização, pois possibilita ser realizada em intervenções para todas as faixas etárias e para diversos casos.

Pós-operatório
Acelera a cicatrização, reduz edema e dor.

Implante
Acelera a osseointegração e aumenta a microcirculação local (favorável em enxertos).

Disfunção da ATM (articulação temporomandibular)
Efeito analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular.

Clareamento Dental
É utilizado no processo de Clareamento para acelerar a ação do produto do clareador sobre o dente.

Dentes sensíveis
Para alguns casos de dentes que doem constantemente com água gelada, doces, alimentos ácidos, etc.

Aftas
O laser terapêutico pode ser usado para reduzir a dor e minimizar o tempo de cicatrização da lesão, usado como prevenção e tratamento.

Herpes
Quando tratada em seu estágio inicial, reduz consideravelmente a duração da lesão, impedindo, em muitos casos, a formação das bolhas. Usado como prevenção e tratamento.

Prevenção de cáries
Os lasers não cirúrgicos apresentam diversas utilizações, desde a fluorescência a laser, a terapia fotodinâmica até a modulação biomolecular dos tecidos. “A técnica de fluorescência a laser é aplicada na clínica odontológica com a função de monitorar a perda mineral dos dentes com o intuito de gerenciar ações de prevenção e quantificação da atividade de cárie, por meio da fluorescência dos subprodutos bacterianos. Esse sistema detecta as lesões de cárie oculta, difíceis de serem detectadas pelo exame normal. Recentemente, desenvolveu-se no Brasil um equipamento de fluorescência que pode fazer diagnóstico inicial de lesões da mucosa bucal, inclusive para o câncer bucal”, afirma Brugnera. Nessa técnica, são utilizadas substâncias químicas fotossensíveis, que podem ser, por exemplo, azul de toluidina ou azul de metileno, as quais, quando estimuladas pelo laser não cirúrgico ou de baixa potência na faixa do vermelho, em doses específicas, levando à liberação de moléculas de oxigênio capazes de destruir microrganismos como bactérias, fungos e vírus. Essa ação pode ser aproveitada na Periodontia, na Endo e na Dentística. Recentemente, foi desenvolvida no Brasil uma técnica de PDT para tratamento e prevenção da cárie dental, já em fase final de pesquisa clínica. A PDT é uma das técnicas mais promissoras da ciência biofotônica na Odontologia

Mucosites
A mucosite é uma doença da boca provocada por quimioterapia e radioterapia e é um dos principais efeitos colaterais indesejáveis no tratamento do câncer. A dor associada à mucosite, dificulta a mastigação, a deglutição e freqüentemente é causa de interrupção temporária do tratamento e de atraso na recuperação do paciente. A Laserterapia é indicada para prevenir e tratar essa patologia, podendo ser utilizada tanto isoladamente quanto em associação com medicamentos. Conseqüentemente trará alivio da dor, maior conforto ao paciente, controle da inflamação, manutenção da integridade da mucosa e um maior reparo tecidual.

Nevralgia do trigêmio
A nevralgia do trigêmeo é uma dor aguda, como choque em face ou em boca originária do nervo trigêmeo. Ocorre mais frequentemente em pacientes acima de 50 anos de idade. Alguns dos sintomas apresentados são: dor de cabeça na lateral do crânio, na nuca, no pescoço, cansaço nos ombros ao despertar ou fadiga muscular na mastigação de alimentos sólidos. A dor pode ser desencadeada por um “efeito gatilho” quer seja por meio da mastigação, pelo simples toque na face ao se fazer à barba ou mesmo pela ação do vento. A dor, com duração de segundos, chega de repente e de maneira intensa. A Laserterapia, em razão de sua ação analgésica, é uma opção de tratamento para os pacientes portadores da nevralgia do trigêmeo.

Abordagem da Dra. Bruna Machado

Transformar sorrisos é o que move o dia a dia da clínica, e esse desejo motiva a construção de sorrisos únicos, saudáveis e condizentes com os pacientes. Mesmo sendo uma técnica recente na Odontologia, a Laserterapia faz parte do dia a dia da clínica, pois tem resultados cientificamente comprovados por meio de diversos estudos.

Influência Digital na área!
Especialista e pioneira na área de estética odontológica, a Dra. Bruna Machado também é uma influência digital no assunto. Com mais de 25 mil seguidores no seu Instagram, a Dra. Bruna Machado compartilha com seus seguidores o dia a dia da clínica, ajudando a construir e popularizar o conhecimento em odontologia no cenário nacional.

O que existe de mais recente na Odontologia!
A Dra. Bruna Machado utiliza as técnicas contemporâneas e cientificamente comprovadas para garantir o sorriso mais bonito e saudável para os seus pacientes.

Whatsapp Chat
Atendimento Online
Vamos conversar?