A busca pela restauração e pela reposição de elementos dentários danificados ou perdidos faz parte da história evolutiva da humanidade. A preocupação com a função mastigatória e com a estética sempre acompanhou o ser humano. Dentes extensamente danificados, invariavelmente, necessitam grandes restaurações para a reposição de suas funções e de sua estética. Neste sentido, as Próteses Dentárias e Implantes tornam-se as especialidades Odontológicas indicadas para a reabilitação de elementos dentários estruturalmente fragilizados, ou até mesmo ausentes. A Prótese Odontológica bem executada restaura as funções desejadas e é imperceptível aos olhos humanos, trazendo, dessa forma, conforto e segurança para aquele que dela fizer uso. Complementando a especialidade de Prótese Dentária, esta a Implantodontia. Essa especialidade Odontológica busca a reposição do elemento dentário que foi completamente perdido.

O que é um implante dentário?

O implante é uma pequena peça feita de titânio, liga de titânio ou cerâmica – materiais que, geralmente, são bem tolerados pelo corpo humano. Sabemos também que o titânio adere muito bem a ossos humanos. Um implante dentário tem a função de substituir a raiz de um dente perdido e prender o dente artificial no lugar.

Como é feita a colocação do implante dentário?

O implante dentário é inserido cirurgicamente sob anestesia local. Depois de cicatrizada, a raiz artificial age como uma base para a porção visível do dente.

Para que é usado o implante dental?

O implante dentário pode ser usado para substituir um dente, mais de um dente, ou todos os dentes.