Quantas lentes de contato dental são necessárias para fazer uma reabilitação?

Quantas lentes de contato dental são necessárias para fazer uma reabilitação?

As lentes de contato geram muitas dúvidas nas pessoas, especialmente se elas podem ser colocadas em apenas alguns dentes, ou se devem ser colocadas em todos.

As lentes podem ser colocadas apenas em alguns dentes, não há necessidade de colocar sempre em todos. O que determina em quantos dentes as lentes serão colocadas é a necessidade do tratamento de cada paciente e o resultado que está sendo buscado com esse tratamento.

Por exemplo, se o paciente tem deformidade de tamanho de apenas um dente, ele será avaliado para verificar a harmonia da colocação de apenas uma lente com os outros elementos dentários.

Ou se, por exemplo, um paciente caiu e fraturou dois dentes, a colocação das lentes de contato pode ser feita apenas nestes dois dentes. Entretanto, é necessário sempre conferir como que ficará a harmonia da colocação de apenas dois elementos com os outros dentes. Então, por isso, é de grande importância uma avaliação bem criteriosa e minuciosa.

Existem pacientes que querem mudar radicalmente a cor dos dentes, fazendo um clareamento com regularidade, mas também existem os pacientes que querem os dentes mais claros e não querem se preocupar em fazer esse clareamento com certa frequência, por isso optam pela colocação das lentes de contato, pois a porcelana não pigmenta. Nesses casos, é feita a colocação em todos os dentes.

Então, o que vai determinar em quantos dentes serão colocadas as lentes é o resultado que se quer alcançar, é a necessidade de tratamento do paciente, o que ele está buscando e o que queremos atingir com esse tratamento.

Por isso, a avaliação é muito importante, para observar como ficará a harmonia do sorriso.

Essa paciente tinha uma deformidade de tamanho nos dois incisivos laterais. Eles eram menores que os outros dentes e, além disso, tinham o formato diferente um do outro. Nesse caso, foi realizada a aplicação das lentes de contato apenas nos incisivos laterais. Pois os centrais e os caninos tinham uma harmonia boa, tinham um formato bom, não sendo necessário aplicar em todos os elementos. A cor dos dentes da paciente eram satisfatórias, um clareamento foi realizado, chegando a um resultado ótimo. Assim, a harmonia do sorriso ficou ótima, e a paciente teve a estética e a harmonia devolvidas com apenas duas lentes de contato.