fbpx
Odontologia com foco na recuperação da saúde e em Estética do Sorriso
Agende sua consulta
51 3015-6595 / 51 99145-5224 (WhatsApp)
Horário
De Segunda a Sexta das 10h às 20h

Pessoas com Bruxismo podem colocar Lentes de contato ou Facetas de Porcelana?

Pessoas com bruxismo podem colocar lentes de contato e facetas de porcelana?

Dentes brancos, além de lindos, transmitem a ideia de um sorriso saudável, evidenciando uma pessoa que, além de zelar pela aparência, também tem uma boa higiene oral. Isso torna o clareamento um procedimento sobre o qual se tem muitas dúvidas e questionamentos em relação às suas técnicas. Vamos falar sobre Clareamento a Laser.

O Bruxismo é um problema que tem como característica principal o ranger dos dentes de forma inconsciente e vigorosa, que pode acontecer tanto durante o dia como à noite, e pode gerar alguns problemas como o desgaste dentário e até quebras dos dentes. Existem dois tipos de bruxismo, o de apertamento e o de arrastamento.

Muitas vezes o paciente está fazendo o bruxismo por alguma disfunção oclusal. Nesse caso, quando é realizado o tratamento com lentes de contato com facetas, é possível até mesmo corrigir a oclusão desse paciente, devolvendo a sua função oclusal.

Portanto, pessoas que têm bruxismo podem fazer colocação de lentes de contato, facetas de porcelana e coroas de porcelana, pois não existem contraindicações. Em alguns casos, a colocação de facetas de porcelana pode até solucionar o problema do bruxismo.

Entretanto, quando o paciente faz o bruxismo por outro motivo além de um problema oclusal, seja por estresse, por uma perda de dimensão, por um desgaste ou por perda das cúspides dos dentes, é preciso utilizar outros artefatos que se tornam necessários para que seja possível reabilitar o paciente estética e funcionalmente, protegendo do bruxismo esses elementos cerâmicos que foram colocados.

Essa proteção ocorre normalmente, assim como em casos de pacientes que não têm elementos em porcelana e precisam proteger os elementos dentários. Ela pode ser feita com o uso de placa ou com tratamentos de aplicação de botox, para que o paciente não realize o apertamento nem o arrastamento dos dentes.

Assim, se o paciente deseja realizar a colocação de lentes de contato e possui bruxismo, ele precisa ser avaliado primeiramente para verificar a causa deste problema, se é por uma perda de função oclusal, se esse paciente perdeu o cúspide dos dentes ou se ele não tem as guias de referência.

Depois de realizada a colocação das lentes, será decidido qual a melhor opção de tratamento para a proteção desses elementos. O paciente reabilitado com lente de contato e faceta de porcelana será tratado e conduzido igual a um paciente que não as possui.

Assim, cada profissional decidirá a melhor opção como terapia para o seu paciente, seja o uso de placa ou o tratamento com toxina butolínica para o bruxismo.

Escrito por Bruna Machado
Líder da Clínica Dra Bruna Machado - Estética do Sorriso. Cirurgiã Dentista / CRO-RS 17887