Existe Faceta de Porcelana ou Lente de Contato Dental na parte detrás do dente?

Existe Faceta de Porcelana ou Lente de Contato Dental na parte detrás do dente?

Essa é uma dúvida recorrente e que sempre faço questão de resolver com os meus pacientes antes de começarmos um tratamento que envolva essas técnicas.

Acho fundamental que os pacientes tenham clareza sobre os tratamento propostos (Facetas, Lentes ou Coroa, etc.). Além disso entendo que eu, como profissional de Odontologia Estética, tenho um papel importante na disseminação dos avanços que a área tem tido. É notório que muita gente acaba por não buscar tratamento em Odontologia Estética por não entender ou achar que os tratamentos são complexos ou muito caros.

Respondendo de forma direta:

Não existe Faceta de Porcelana ou Lente de Contato na parte detrás dos dentes.

Vamos entender um pouco o conceito de cada uma delas! 😉

As Lentes de Contato Dentais são lâminas de porcelana ultrafinas (0,2 a 0,5 mm), feitas sob medida, posicionadas sobre a superfície vestibular (frente) do dente.

Já as Facetas de Porcelana são igualmente lâminas de porcelana (cerca de 0,6mm ou mais), também feitas sob medida e também posicionadas sobre a superfície vestibular (frente) do dente.

O que muda entre Lentes de Contato Dentais e Facetas de Porcelana?

Só a espessura, pois ambas são posicionadas na parte vestibular (frontal) do dente e ambas são feitas de porcelana. A espessura faz com que cada um nome e também que cada uma seja utilizada para um objetivo.

Quando um elemento de porcelana é aplicado e ele envolve todo o dente, ou seja, ele cobre a parte da parte da frente (vestibular) do dente e na parte detrás dos dentes, chamamos de Coroa de Porcelana.

Como podem ver a Coroa de Porcelana envolve todo o elemento dentário, como uma capa. A Coroa de Porcelana sempre é aplicada sobre a parte do dente que está acima da linha da gengiva. Pode ser produzida em diversos materiais, como: Ouro, metalocerâmicas, metais básicos, etc. Entretanto a que oferece mais naturalidade e que por isso é confundida com a Lente de Contato Dental e com a Faceta de Porcelana é a Coroa de Porcelana, por também ser de Porcelana.

Um último detalhe!

É possível que um tratamento seja composto simultaneamente por Lente de Contato Dental, Faceta de Porcelana e Coroa de Porcelana. Afinal, atualmente os tratamentos podem ser feitos através da combinação de diversas técnicas derivadas dos laminados cerâmicos.

Abaixo um exemplo de um caso em que utilizei as três técnicas de laminados cerâmicos:

 

  • Lente de Contato Dental
  • Faceta de Porcelana
  • Coroa de Porcelana

 

Quer ver mais “Antes e Depois”? Me segue lá no Instagram: https://www.instagram.com/drabrunamachado/